logosecretaria2017.jpg

BIBLIOTECA MUNICIPAL AVANY DE CASTRO DOMINGOS

 

O prefeito José Sebastião Domingos na sua segunda gestão (31/01/1971 a 31/01/1973) preocupado em melhorias na educação e nível de informação cultural para a população de Planura criou em 15 de março de 1972 a Biblioteca Pública Municipal.

 

A indicação de lei da criação da biblioteca e nome foi do vereador Vespaziano Augusto. A Biblioteca recebeu o nome da primeira professora do Município de Planura Avany de Castro Domingos registrada com o nº 2619 na Fundação de Biblioteca Nacional (Ministério da Cultura) no Departamento do Livro sob RM 13.074, em 28 de Abril de 1972.

 

Inicialmente funcionou numa das salas do prédio que abrigava a Prefeitura Municipal à época. Teve como responsável pela organização, controle e empréstimos dos livros de acordo com as necessidades e aptidão pela leitura de cada cidadão as seguintes funcionárias públicas: Solange Domingos Luz, a professora Zulmeida Maria da Silva  Guilherme, Rosimaria Aparecida de Paula Martins.

A primeira a ocupar o cargo de auxiliar de biblioteca foi a senhora Miriam Machado Oliveira. Hoje, efetiva há mais de 14 anos, a senhora Andréa Lúcia Mendonça Silva ocupa o cargo e faz a gestão da Biblioteca.

 

Entre os anos 1981 a 1983 no governo do senhor Adílio José da Silva foi construído com recursos próprios do município o prédio situado à Rua Sacramento nº111-Centro para ser a sede própria da Biblioteca Pública Municipal que para lá foi transferida. Mas no governo dos senhores Vilmondes Sebastião Tomain e Antônio Marque Borges, entre 1997 a 2000, a Biblioteca foi transferida para um prédio cedido pela Prefeitura ao lado da sua sede, e posteriormente, foi transferida novamente para o prédio onde funciona atualmente à Rua Dr. Sandoval Henrique de Sá, n° 174 – Centro.

 

Hoje com horário de funcionamento de segunda a sexta feira das 8h às 10h e das 13h às 17h, com acervo estimado em 7.000 livros dentre enciclopédias, literatura, literatura infantil e juvenil, dicionários, livros para pesquisas escolares e outros. A Biblioteca Pública Municipal é ponto de apoio para a formação dos estudantes e fonte de lazer e conhecimento para os que têm o hábito da leitura.