logosecretaria2017.jpg

Banda Municipal de Planura

 

A Banda Municipal de Planura com 07 anos de existência foi fundada em 2004, como Banda Marcial Estudantil de Planura, lei nº 689 de outubro de 2003. Mas através de relatos de pessoas e informação deixadas á administração (2009/2013), os instrumentos foram doados pela FUNARTE, na gestão de 1996/2000, que somente vieram a ser usada em 2003/2004, quando a Secretária de Educação, Beatriz Aparecida de Almeida Cunha, achou esses instrumentos em uma sala feita de divisórias no almoxarifado.

 

A Banda passou por vários dirigentes. Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, em 2009, e por meio de uma lei seu nome foi alterada para Banda Municipal de Planura ( lei nº 819 de 18 de dezembro e 2009).

 

Somente em 2009 a Prefeitura voltou a avaliar o significado da “Banda” para a vida cultural da cidade reativando–a em caráter experimental. Em 2010, a regência foi assumida pelo maestro Marcio Israel Higino, onde no mesmo ano conseguimos trazer alguns alunos de ações de aulas anteriores e também novos  aprendizes, mas caminhamos com bastante dificuldade. Em outubro de 2010 o instrutor de música Valdeir da Silva Gomes, aprovado no concurso da Prefeitura Municipal em 2009 tomou posse e assumiu a Banda Municipal.

 

Hoje, Banda Municipal de Planura tem sede à Rua Dr. Sandoval Henrique de Sá n°174, lugar onde se localiza a Secretaria Municipal de Cultura e a Biblioteca Publica Municipal “Avany de Castro Domingos”.

 

Sua formação conta com os seguintes instrumentos: 02 clarinetas de 17 chaves, 02 trompetes, 02 trombones de vara, 01 bombardino , 01 bombardão, 02 sax horn, 03 pares de pratos, 01 bombo e 01 caixa clara.

 

A Banda Municipal de Planura, na Administração 2013/2015, foi reativada e tem como regente Eberson da Silva e com integrantes novos  e com três meses já fizeram uma apresentação, na comemoração ao meio ambiente.

 

No governo atual de Paulo Roberto Barbosa, a Banda está composta por 30 músicos, 01 regente e 01 coordenador geral.

 

Ao logo desse ano, temos mostrado a diferença a cada dia, com apresentações, nas escolas da cidade, abertura do cinema nos bairros, desfile cívicos e em cidade vizinhas como Frutal e Colômbia.

 

Temos apresentações aos domingos nas praças dos bairros da cidade duas vezes ao mês, nos bairros da cidade, buscando mostrar aos adolescentes que eles também pode fazer parte desse projeto.

 

Os ensaios são realizados todos os dias da semana dividido em por instrumentos (4 horas por dia) e dois dias a noite ensaios com todos os integrantes da banda

 

No ano de   2016 a Banda Municipal de Planura  continua com suas atividades fazendo  diversas apresentações em cidades  como (Pirajuba, Frutal, Colina, Fronteira) e etc..

 

Também no ano de 2016 a Banda Municipal foi mais além  iniciando um novo desafio participando de campeonatos de bandas e fanfarras do estado de são Paulo e do estado de Goiás  aonde tivemos a honra de trazer boas  colocações para a nossa cidades .

 

Nosso primeiro campeonato foi dia 21/08/16 nas  cidades de são Paulo  Bairro Vila Santa Isabel  conquistando o 3º  lugar pela Federação FFABESP.

 

Segundo campeonato foi em Santa Rita do Passa Quatro-SP no dia 25/09/16 conquistando o 2º lugar e pelas soma geral dos campeonato fomos vice campeã estadual  do  estado de  São Paulo  pela  federação FFABESP.

 

Também fomos representar Minas Gerais no Estado de Goiás e conquistamos mais uma vez o titulo  de vice -campeã estadual do Estado de Goiás  pela AGBF.

 

Fomos selecionados para representar Minas Gerais no campeonato nacional de Bandas e fanfarras no Estado do Rio de Janeiro pela CNBF.

 

E continuando nosso  trabalho no ano de 2017 tivemos todos os nossos  instrumentos de sopro  reformados e também estamos  comprando instrumentos  novo de percussão, e mais  uma vez  neste ano de 2017 já estamos se  preparando para representar a cidade em mais um campeonato de Bandas e fanfarra que será na cidades de  Cordeirópolis-SP no dia  10/06/17.